Eneagrama banner (48).png

“Conhecer o Eneagrama não significa conhecer a outra pessoa,

mas sim aproximar-se bastante de quem ela foi, quem é e quem pode chegar a ser.”

 

Carmela Ruiz de la Rosa

 

Quais são os requisitos para participar?

  • Comprometimento em assistir às aulas;

  • Quando não puder participar dos encontros ao vivo, comprometer-se em assistir às gravações;

  • Dedicação às atividades que forem propostas entre os encontros;

  • Entrega e coragem para aprofundar na sua própria caminhada de autoconhecimento;

 

____________________

 

E se eu não puder participar dos encontros ao vivo?

Recomendo que você se programe para estar presente no dia e horário em que os encontros ao vivo estiverem acontecendo, pois assim terá a chance de interagir ao vivo, partilhar suas experiências e esclarecer dúvidas que surgirem. Tudo isso para que possa aproveitar ao máximo o curso. Mas, se não puder estar presente, você poderá assistir à gravação das aulas no seu próprio ritmo.

 

____________________

Precisarei fazer algumas leituras entre os encontros?

Sim. Serão indicadas algumas leituras complementares e, mesmo sabendo que muito conteúdo será abordado durante o horário em que estivermos reunidos online, é importante que você faça o seu próprio estudo individual.

 

Mas lembre também que, nesse curso, o foco está na troca de percepções e experiências e não apenas na assimilação de um conteúdo teórico. Portanto, indo além do conteúdo, sugiro que você realmente se abra para viver essa experiência!

____________________

Esse é um curso introdutório ou também serve àqueles que já conhecem o Eneagrama?

Em ambas as situações, esse curso poderá ser bem aproveitado. Como são feitas explanações introdutórias ao Eneagrama, trata-se de um ótimo curso para aqueles que ainda não possuem conhecimento sobre o tema. No entanto, também é interessante para aqueles que já reconhecem o seu Eneatipo, mas ainda não se aprofundaram na riqueza que podem extrair deste conhecimento. Além disso, independente de qual for o seu caso, a troca de experiências entre os colegas também será muito valiosa para a sua melhor compreensão desse mapa.

____________________

Esse curso lhe possibilita ensinar o Eneagrama para outras pessoas ou utilizá-lo em seus atendimentos (caso você seja terapeuta)?

Para responder a esta questão é preciso compreender que o Eneagrama é uma sabedoria milenar presente em diversas tradições antigas e que começou a ser difundido no ocidente através de mestres como Gurdjieff, Oscar Ichazo e Claudio Naranjo. Desde então, diversos estudiosos têm contribuído com essa sabedoria: cada um foi agregando novas compreensões a respeito dessa mandala sagrada. Por tanto não existe uma única formação específica ou um passo a passo específico que você precisa seguir para se tornar um facilitador no ensino desse conhecimento. À medida que você for conhecendo o Eneagrama, perceberá que o que se pode aprender através dele é inesgotável! Novos cursos serão sempre bem-vindos se você estiver empenhado em passar este conhecimento adiante com responsabilidade.

 

Esse curso não é um curso que o certifica a dar cursos sobre o tema, entretanto você estará sim apto a utilizá-lo em seus atendimentos. Tudo que você aprender aqui, inevitavelmente influenciará todas as áreas de sua vida, influenciará a forma como você se relaciona com as pessoas e certamente a forma como você conduz o seu trabalho.

____________________

Sobre a facilitadora:

Monique é psicóloga (CRP-12/19196) graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pós-graduações em Psicologia Organizacional e em Psicologia Transpessoal. Psicoterapeuta, conduz cursos e atendimentos individuais já tendo guiado mais de 150 pessoas à luz dessa abordagem de conhecimento.