• Monique Dasenbrock

Eneatipo 6: um breve resumo para ajudar na auto-observação


Identificado com o Ego:

O QUE TEME TOMAR DECISÕES

Medroso, cheio de dúvidas, preocupado, ansioso e pessimista


Breve descrição: A dificuldade desta personalidade é não confiar em si mesmo. São frequentemente tomados por medo e ansiedade relacionados a potenciais problemas futuros. Vivem em constante estado de alerta para não serem pegos desprevenidos. Por sentirem-se inseguros por dentro, tendem a se preocupar com o pior que pode acontecer a cada momento. Então buscam segurança e certezas absolutas, mas muitas dúvidas surgem cada vez que precisam tomar uma decisão. Para sanar as dúvidas, começam a perguntar para outras pessoas o que deveriam fazer.


Ferida de nascimento: Sensação de não poder confiar em si mesmo.


Principais padrões de comportamento inconsciente do ego:

  • O medo e a ansiedade são frequentemente invadidos por possíveis problemas futuros. Vive em permanente estado de alerta para não ser pego de surpresa.

  • Quando se sente inseguro por dentro, preocupa-se obsessivamente em tomar as decisões que garantem sua segurança e a certeza de que tudo ficará bem.

  • É geralmente cheio de contradições e dúvidas, e pode sofrer fortes tormentos mentais. Questiona-se com frequência "e se isso acontecer?”.

  • Quando toma uma decisão importante, geralmente explora todas as opções e realiza todos os tipos de pesquisas com as pessoas mais confiáveis.

  • Tem dúvida entre seguir as figuras de autoridade, fazendo o que elas acreditam que deve fazer - o que lhe dá segurança - ou se rebelar, ousando seguir sua intuição, o que o aterroriza.


Memórias da infância: Quando crianças não desenvolveram o sentimento de confiança na autoridade, sentiram que o apoio do pai era insuficiente (sem autoridade, sem confiabilidade, violentos, instáveis ou emocionalmente frios).


Medo inconsciente: De enfrentar situações adversas de forma imprevista e não estar capacitado para sair por conta própria. Temem não saber tomar as decisões que garantam que tudo ficará bem.


Visão limitada e distorcida do mundo:

“Preciso obter proteção e segurança em um mundo não confiável, instável e perigoso”.
“Procurar certezas e reunir informações em um mundo instável é uma forma de me sentir seguro”.

Vício emocional (paixão do ego): Medo / Ansiedade. Medo aparece como uma paralisação, sensação de incapacidade perante os perigos e desafios. Adrenalina, aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, ansiedade diante do futuro supostamente inseguro.


Vício mental (fixação): Precaução / Antecipação. Desconfia, até que se prove o contrário. Procura reduzir o medo buscando informações sobre tudo, antecipar o futuro e tentando se precaver de possíveis problemas para se sentir seguro.


Mecanismo de defesa: Projeção. Tendência a projetar fora o que está sentido dentro. A dúvida em relação a si mesmo é projetada em desconfiança em relação ao outros. Os piores cenários são imaginados, justificados pelos noticiários o que aumenta a tentativa de proteger-se de tudo e de todos.


Tentação: Buscar segurança em pessoas, autoridades, grupos, instituições, leis, normas, hierarquias, religiões, ideologias.


Armadilha: Recuar diante do desafio ou agir com impulsividade arrogante.


Conectado com o Ser:

CORAGEM

Valente, leal, nobre, fiel, confiável e seguro


Qualidade essencial: Quando se reconecta com o Ser, reconecta com sua qualidade essencial: a coragem, através da qual se atreve a ser fiel a si mesmo, tomando decisões movidas pela sua intuição e por seus valores.

  • Perseverante e confiável;

  • Forte, comprometido e leal;

  • Trata a todos e a si mesmo como iguais;

  • Corajoso e autoconfiante: acredita nos outros e em si;

  • Não é sobre se jogar de forma desastrosa em direção àquilo que tem medo, mas sim de ter a coragem de aparecer, de falar sua verdade, coragem de encarar cada dia, coragem de encarrar os riscos de viver sua verdade.

  • Enxerga a realidade e dá o passo que é necessário ser dado (a fé é uma espécie de confiança interna).


Grande aprendizado de vida: Confiar em si mesmo e na vida, tomando suas próprias decisões e sendo sua própria referência.


Desafio psicológico: Como vou me sentir seguro se não pensar no pior que pode acontecer?


Objetivo: Perceber que é natural termos fé em nós mesmos e nos outros e que nós podemos abraçar e suportar a vida sem duvidar ou desconfiar. Vai deixando de ser uma pessoa tomada pelo medo, procrastinação, que delega autoridade, que não vai adiante e boicota o próprio sucesso focando no que pode dar errado, para se tornar uma pessoa cheia de coragem que segue em frente apesar do medo. Tem fé e percepção de que pode seguir adiante confiando no seu guia interior, assume a própria autoridade e passa a enxergar a vida como uma missão ao bem maior.


Em auto-observação você deve criar um espaço interno para perceber seus pensamentos, sentimentos e ações rotineiras. Preste atenção nas tendências de:

  • Observar, duvidar, testar e questionar. Procurar perigos e ser hiper vigilante pode o dificultar de relaxar e, ao mesmo tempo, não trazer a sensação de segurança tão desejada;

  • Procurar pessoas e situações e se convencer de que elas são de alguma forma culpadas pela sua ansiedade ao invés de assumir seus próprios sentimentos e razões por trás da sua ansiedade;

  • Agir no medo, ao invés de assumi-lo, vivenciá-lo e gerenciá-lo;

Sempre que identificar um padrão, questione-se:

Por que isto habita de mim? De onde vem? Qual necessidade mais profunda estou tentando atender através de padrão? Agir/pensar/sentir assim me ajuda ou me atrapalha?


Quando houver uma tomada de consciência, experimente tomar novas atitudes e criar novas possibilidades.


OBS: O conteúdo aqui compilado é um resumo criado a partir das obras de Beatrice Chestnut, Borja Vilasceca, Domingos Cunha, Nicolai Cursino e Urâneo Paes, bem como de meus atendimentos e cursos. Meu profundo respeito e agradecimento a estes mestres que nos ensinam tanto.

Monique Dasenbrock

Contato:

(48) 991368323

moniquedasenbrock@gmail.com

Florianópolis, Brasil

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Copyright 2019