• Monique Dasenbrock

O que é o Eneagrama?

Veja os aprendizados que cada tipo de personalidade anseia por realizar.


Dentre tantas definições possíveis para esta questão, a que eu mais gosto é a que define o Eneagrama como um sistema de retorno para casa. A “casa” aqui mencionada é uma referência a nossa essência: a dimensão elevada e virtuosa que existe em cada um de nós.


O Eneagrama nos possibilita compreender que possuímos uma personalidade; mas que, o que verdadeiramente somos, vai muito além desta personalidade. Ele também nos traz notícias de que, o que verdadeiramente somos (nossa essência), é algo bem diferente da maneira como agimos quando temos pouca consciência acerca de nós mesmos.


Descobrir o nosso tipo de personalidade é então ter a chance de conhecer com muita nitidez a visão de mundo que inconscientemente estamos sustentando, os mecanismos de defesa que utilizamos, os vícios emocionais e metais que repetimos no dia a dia. Descobrir o nosso Eneatipo é conscientemente escolher olhar e enfrentar nossas sombras (nosso ego) e assim ter a chance de aguçar a nossa capacidade de auto-observação, de autoquestionamento e de autodesenvolvimento.


Por mais que eu tenha mencionado “um sistema de retorno para casa”, não se trata de chegar a lugar algum. Nossa essência é acessível e possível aqui e agora, só depende de uma mudança na nossa percepção. Quando nos tornamos conscientes do funcionamento do nosso ego, podemos escolher aqui e agora novas atitudes que nos aproximam de uma vida mais autêntica, saudável e feliz.


“O contrário do lar não é a distância, mas o esquecimento”.

Elie Wiesel


Abaixo compartilho os retornos, que cada Eneatipo anseia por realizar:


TIPO 1: Serenidade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que aceita a si mesmo e aceita os outros como são, que sabe relaxar, que é flexível e tolerante, pois está em paz com o mundo exatamente do jeito que ele é.


TIPO 2: Humildade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que dá liberdade aos demais, que sabe desfrutar da solitude, que sabe pedir ajuda, que é emocionalmente independente, pois ama a si mesmo com todo seu coração.


TIPO 3: Autenticidade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que valoriza a si mesmo pelo que é, que se sente livre do que pensam os outros, que se põe a serviço através de um trabalho que tenha significado e propósito, pois redefine sua noção de sucesso e se mostra como verdadeiramente é.


TIPO 4: Equanimidade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que permite que as emoções venham e passem, que encontra alegria nas pequenas coisas da vida, que não se sente superior e nem inferior em relação aos demais, pois desfruta do equilíbrio e da estabilidade interna.


TIPO 5: Não apego. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que vive conectado com seu corpo e suas emoções, que está disponível para a vida e para as pessoas, que coloca em prática o seu conhecimento, pois se reconhece capaz, ousado e corajoso.


TIPO 6: Coragem. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que sabe acalmar sua mente e seus pensamentos, que confia nas decisões que toma, que enfrenta a vida como ela é, pois sente uma força inabalável que tem dentro de si.


TIPO 7: Sobriedade. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que sabe ser feliz independente de estímulos externos, que desfruta da vida com maturidade e seriedade, que vive conectado com o momento presente, pois sabe abraçar a dor e aprender com o sofrimento.


TIPO 8: Inocência. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que mantém relacionamentos harmoniosos, que não sente mais necessidade de atacar e de se defender, que perdoa a si mesmo e aos demais, pois sabe se conectar com a ternura e a doçura.


TIPO 9: Engajamento. Quer voltar a se reconectar com o seu verdadeiro Ser que enfrenta conflitos e coloca limites, que prioriza o que precisa ser feito, que participa e coloca seus talentos à serviço dos demais, pois se torna consciente do que acontece dentro de si.


Que o Eneagrama possa ser um guia neste caminho.

Uma boa jornada para todos nós!


#eneagrama #autoconhecimento


Monique Dasenbrock

Contato:

(48) 991368323

moniquedasenbrock@gmail.com

Florianópolis, Brasil

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Copyright 2019